Depressão: a doença do século.




No mundo atual a depressão tem se mostrado como a doença do século, atingindo aproximadamente 350 milhões de pessoas, principalmente do sexo feminino, segundo dados da OMS (2016).
Esse artigo tem como objetivo esclarecer a respeito da depressão e ajudar a identificar quando é hora de procurar ajuda terapêutica.
A depressão se distingue da tristeza comum em vários aspectos, o primeiro deles é sua durabilidade. Se a pessoa apresenta tristeza e abatimento por mais de 2 semanas, certamente pode estar iniciando um processo depressivo. Outros sintomas serem observados são a falta de interesse em atividades corriqueiras, perda ou excesso de apetite, alterações no sono, isolamento, cansaço e apatia.
Existem vários tipos de depressão, como o Transtorno Depressivo Maior, cujos principais sintomas são a letargia, perda de interesse pelas atividades corriqueiras, dificuldade de concentração, baixa auto-estima, indecisão e transtornos alimentares. Outro tipo é a Distimia, que se caracteriza por um estado de humor rebaixado por um longo período de tempo (2 anos ou mais). E um tipo mais grave da doença é o Transtorno Bipolar, no qual o indivíduo apresenta períodos alternados entre depressão grave e euforia, geralmente com duração de 6 meses. Existem outros tipos de depressão como a pós-parto e a infantil, que também são bem comuns.
 A depressão pode ser causada por distúrbios hormonais (Baixa produção de Serotonina ou Dopamina), genéticas (parentes próximos com depressão) e situações da vida como perdas.
Como vencer a depressão?
Saia de casa, alimente-se bem, durma bem, pratique exercícios, cuide de sua mente e faça terapia!
Se ao ler este artigo você identificou algum sintoma de depressão em sua vida, nos procure. Teremos o prazer de ajuda-lo.

TATIANE DE PAULA CARNEIRO - PSICÓLOGA

CRP 05/46540


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog